O ácido hialurônico (AH) é uma molécula de proteína e açúcar que está presente no nosso corpo naturalmente. O AH pode ser encontrado entre as células de colágeno e elastina sendo responsável pela ligação celular das mesmas.
A molécula age na pele como uma espécie de hidratante, pois mantém o maior órgão do nosso corpo macio, elástico e com sustentação, juntamente com o colágeno e a elastina. A partir dos 25 anos, nosso organismo começa a diminuir sua produção. Com isso, a pele perde viço e o aparecimento de rugas pode ser notado.
O ácido hialurônico, o qual utilizamos para injetar na pele é um biopolímero sintetizado em laboratório. Por isso, não existe risco de doença. Essa molécula atua tanto na hidratação quanto no preenchimento dos sulcos da pele, ele se integra ao tecido mantendo-o com aspecto saudável.
O fato de se possuir o ácido hialurônico no organismo naturalmente faz com que as reações ao material sejam muito raras e possam ser tratadas, se necessário. Ainda assim, é preciso que o profissional faça cursos e especializações para saber lidar com todas as complicações que possam aparecer.
No mundo da estética encontramos o ácido em diversas formas. Em cremes, para rejuvenescer a pele ou em tratamentos. Nos cremes, a absorção é menos eficaz por conta do tamanho da molécula. A melhor forma de tratamento é injetando-o, pois, os dermocosméticos não conseguem penetrar profundamente na pele para que haja realmente melhora nas rugas, nesse caso o AC irá atuar apenas na hidratação.